“Cast In Steel” Novo álbum do a-ha e Turnê Mundial

#a-haConference

“Cast In Steel” será o nome do novo álbum do a-ha, 10º álbum de estúdio, que será lançado no dia 04 de setembro deste ano, três semanas antes do show no Rock in Rio.

Para Morten Harket, Paul Waaktaar e Magne Furuholmen, o intervalo de cinco anos lhes permitiram explorar um rico filão de vários projetos criativos, tanto musicais e artísticos.

O retorno aconteceu de uma forma simples, orgânica, como explicou Paul: “Começou muito fácil e discreto com Morten indo em meu estúdio em várias ocasiões, e eu gostava de lhe mostrar músicas que eu estava trabalhando. Ele cantava sobre as músicas que ele sentiu uma conexão e deixar os que não fez e só fui assim até que nós tínhamos feito 10 ou 12 músicas. ” A falta de pressão e prazos foi definitivamente um bônus, fez Paul lembrar de quando a banda começou: “A beleza da coisa é que nós poderíamos fazer isso totalmente sob o radar; não houve promoções em vigor, não havia contratos, passeios planejados ou prazos iminentes … apenas a sombra dos nossos esforços”. “Estávamos de volta exatamente como começamos nos anos 80. Alguns instrumentos, uma música, uma voz.” Esta homenagem aos primeiros anos da banda não foi o único durante o processo de gravação. Paul também ficou novamente em contato com Alan Tarney, o produtor que trabalhou nos três primeiros álbuns do a-ha, Hunting High and Low, Scoundrel Days e Stay On These Roads: “Fiz contato com Alan para obter a sua entrada em um estágio onde eu senti que uma opinião externa seria valiosa. Eu sempre tive toneladas de respeito por sua musicalidade e know-how e pensei que seria uma coisa legal  envolvê-lo agora que estamos começando de novo. ‘

Para Magne, nos últimos cinco anos se viu focado na sua paixão pela arte visual e uma miríade de projetos musicais. Mas, mesmo assim, a banda nunca esteve longe de seus pensamentos: “escrever e gravar para o a-ha é, obviamente, uma grande parte do meu DNA criativo, e de vez em quando uma música surgia e eu sentia que poderia ter sido perfeita para o a-ha. Uma vez que eu decidi fazer isso, fiquei surpreso ao ver o quanto eu gostava modelando-a com o a-ha em mente. “Ninguém gostaria de sair em turnê como uma “banda de memória”, diz Furuholmen.

Esses e outros detalhes foram revelados na coletiva realizada em Berlim que divulgamos aqui na semana passada.

Outras declarações:

A realização de nosso álbum até agora tem sido uma experiência edificante“, diz Paul; “É um prazer realmente inesperado estar escrevendo canções para voz de Morten novamente“, diz Magne.

Eu estou ansioso para sair em turnê novamente“, diz Morten. “Eu acho que vai ser fantástico!

O planejamento e implementação de uma grande turnê é um desafio emocionante“, diz Magnemas é a comunicação com o público que lhe dá todo o sentido. Há uma magia em algum lugar entre eles e nós.

Rock in Rio & Turnê

Para o a-ha, o festival terá sempre um lugar especial na história da banda: em 1991, a banda tocou para uma multidão, recorde mundial de 198 mil fãs no lendário Estádio do Maracanã. Morten lembra: “Foi uma visão inspiradora, quente e úmida da noite do Rio, de pé no palco e observando-se perto de 200.000 belo público, forte e apaixonado. Tudo o que eu sabia sobre o Brasil e América do Sul foi capturado naquele estádio: o senso de igualdade e união.” Para Paul, o público também era algo especial: “Em torno desse tempo fomos lançando álbuns mais introspectivas como East of the Sun e Memorial Beach. A explosão de energia e a enorme quantidade de pessoas reunidas para ouvir nossas músicas foi um contraste impressionante”. A chance do a-ha tocar no Rio novamente em 2015 foi uma oferta que a banda não podia recusar. “Era simplesmente impossível de recusar este pedido para celebrar os 30 anos de história do festival,” explica Magne, “especialmente uma vez que coincide com os 30 anos da própria banda”. “Isto me fez sentir como eu imagino que deve ser de ouvir sobre a onda de 1000 anos se aproximando da costa; mesmo como um surfista aposentado você quer apenas a poeira do seu conselho de administração e atirar-se na água“.

Além do show no Rock in Rio, a banda vai seguir com uma turnê internacional em 2016. Já existem 15 shows confirmados com datas para a Alemanha, Áustria e Suíça.

2015

27. setembro – Rock in Rio

2016

3. abril – Stuttgart Schleyerhalle (Alemanha)
4. abril – Zurich Hallenstadium (Suíça)
6. abril – München Olympiahalle (Alemanha)
7. abril – Leipzig Arena (Alemanha)
9. abril – Nürnberg Arena Nürnberger Versicherung (Alemanha)
10. abril – Wien Stadthalle (Áustria)
13. abril – Berlin Mercedes Benz Arena (Alemanha)
14. abril – Hamburg O2 World (Alemanha)
16. abril – Bremen ÖVB Arena (Alemanha)
17. abril – Hannover TUI Arena (Alemanha)
19. abril – Halle Gerry-Weber-Stadium (Alemanha)
20. abril – Oberhausen König-Pilsener-Arena (Alemanha)
23. abril – Mannheim SAP Arena (Alemanha)
24. abril – Frankfurt Festhalle (Alemanha)
26. abril – Køln Lanxess Arena (Alemanha) Mais shows serão anunciados posteriormente.

 

Sobre o Futuro?

Morten deixa claro que “não estamos recebendo de volta para ficarmos juntos. Nós já concordamos em voltar para um determinado período: um álbum, uma turnê. É uma grande oportunidade e nos permite escrever mais um capítulo. ” No entanto, tudo o que esses indivíduos talentosos fazer a seguir, em conjunto ou isoladamente, as realizações de sua extraordinária carreira de trinta anos são difíceis de ignorar: “Não importa o quão longe ou rápido tentamos correr”, Magne admite,”o legado do a-ha vai estar sempre lá. Eu acho que é um sinal de saúde mental para lutar com o seu próprio legado, mas talvez também não é mau para abraçá-lo, às vezes. ” Ao longo dos próximos doze meses, com concertos de aniversário, um novo álbum, material de reeditados e as datas dos shows internacionais, tanto da banda e os fãs terão a oportunidade de abraçar a música marcante do a-ha, mais uma vez.

aha

Novo álbum sendo trabalhado em conjunto como nos velhos tempos.
Grandes expectativas para o a-ha e seus fãs que comemoram mais um capítulo do a-ha.

38 Respostas para ““Cast In Steel” Novo álbum do a-ha e Turnê Mundial

  1. Esse álbum “Cast In Steel” será o nome do novo álbum do a-ha, 10º álbum de estúdio, que será lançado no dia 04 de setembro deste ano., três semanas antes do show no Rock in Rio. Deveria ser gravado esse ano e depois lançado no Brasil e em toco lugar.

  2. GLÓRIA Á DEUS!!!!!!!!!!!!!!! eu sabia que aquela despedida em 2010,não era uma despedida e sim apenas uma pausa para reflexão! assim diz o morten na musica i here stand face in the rain:(NADA SOMOS SEPARADOS),que DEUS tome o caminho de volta á eles e vos abençoe sempre!banda de qualidade,musica perfeita, isso é cultura ,isso é A-HA!!!!!!!!!!!!!!!! A PAZ DE DEUS!

  3. Aloísio, quero lhe agradecer imensamente pela sua dedicação na busca incessante de notícias e informações do nosso grupo querido a-ha, sempre acreditando e em nenhum momento desanimando. Pessoas como VC que arrastam legiões de fãs e mostram a Pal, Morten e Mags, como o a-ha e importante no cenário musical mundial e sempre há tempo de recomeçar. Como resultado, o retorno, para nossa felicidade. Grande ABC a todos.

    • Olá Rodrigo!
      Muito obrigado pelas palavras e por acompanhar o site. Esse é o melhor retorno que podemos ter, saber que às informações estão chegando até as pessoas e o A-ha merece o reconhecimento pelo belo trabalho produzido ao longo de sua trajetória.
      Uma coisa que particularmente me deixou empolgado é saber que o momento os fizeram relembrar do tempo onde eles não tinham ideia se iriam conseguir emplacar como banda, saber que eles estão trabalhando juntos é animador. E que venham mais shows para o Brasil!

  4. Parabéns! Morten, paul e Magne por esta decisão maravilhosa. Eu tinha certeza que eles voltaria com esta brilhante banda. Depois do anúncio dedezembro do ano passado, esta banda merece nossos aplausos. Esta de parabéns msm Muito obrigado A-ha. Estamos todos ansiosos com estas bellas músicas novas. Só peçoque Votem em Belo Horizonte, São Paulo Brasil. Foi os melhores presente que eu mesmo me presentiei. Foi os shows de 2009 e o de 2010 faço aniversário em Março não poderia deixar de ir nestes shows nem pensar. Fui e depois fui no solo do Morten onde conseguir tirar fotos com ele. Belo show dele em setembro de 2012 também. A-ha sempre será a melhor banda de todos os tempos. Muito obrigado a Vocês Morten, Magne e Paul.

  5. chorei dimais com essa entevista pude velos no siara hall, em fortaleza , e quando o magne disse que o ultimo , shows imaginei ali que o sonho tinha acabado, mais hj vejo que o sonho nao acabou.

  6. Morten deixa claro que “não estamos recebendo de volta para ficarmos juntos. Nós já concordamos em voltar para um determinado período: um álbum, uma turnê.”
    Ele quis dizer que a banda irá ficar até 2017 e depois aposentam novamente pra fechar mais o capítulo da banda!

  7. SÓ QUERO SABER UMA COISA, O ÁLBUM CAST IN STEEL SERÁ LANÇADO EM 4/9/15, E DEPOIS IRÃO AO BRASIL PRA FAZER SHOW NO ROCK IN RIO. CERTO?
    GOSTARIA DE SABER SE O A-HA VIER AO BRASIL, DEPOIS O NOVO ÁLBUM FOR LANÇADO, CHEGARÁ NO BRASIL ESSE CD? QUERO SABER!

  8. Aloisio adimiro o ótimo trabalho feito a frente de promoçao e informaçoes dessa super banda norueguesa!! Esse album promete!! O fato de reutilizarem o logo dos anos 80 a forma que se tem trabalhado nesse album principalmente pela forma espontanea de compor por Paul waaktaar com colaboraçao de Alan Tarney o cara q contribui diretamente no sucesso de Take on me e produziu os mais famosos albun da banda! Saber que como ele disse mesmo sao as melhores musicas q ele tem feito nos enche de esperança!! Esse é um dos principais motivos de um retorno!! Saber q o album vai contar com a participaçao dos 3!! msm pq o Morten vem produzindo tbm musicas ao lado de Peter Kvint, o mags já produziu uma das musicas e a forma como eles vem se apresentado demontra q vai ser algo grande!! Eu espero q eles possam nao só agradar aos fans mais fazer muito sucesso, alem do Fooof the mountain q teve ótimas pociçoes na Europa!!! E quem sabe voltar a conquistar o mercado americano!! Pra isso depende muito da Universal, visto q as gravadoras do a-ha apartir de 2000 nao fizeram grande trabalhos no q diz a promoçao da banda!! Mas estou cheio de esperanças!! abraço..

  9. Por favor, me respondam: se o álbum “Cast in Steel” lançará em 04/09/2015, antes do Rock in Rio, será que chegará ao Brasil em todas as lojas quando o a-ha chegar no Rock in Rio?

  10. PEGUEI UMA LETRA DA MÚSICA NORUEGUESA DO A-HA: SÅ BLÅSER DET PÅ JORDEN.

    SÅ BLÅSER DET PÅ JORDEN (Demo) Ý
    (Words & Music: Morten Harket / Pål Waaktaar)

    Translated as “Now It Blows On The Earth”, this is A-ha’s virgin performance, the first song they ever committed to tape in September 1982. It is not however, contrary to some sources, the only song A-ha recorded in Norwegian.

    En flue bruker sine siste krefter
    Sine rester av et liv
    På mitt igjenlukkede vindu
    Regnet står mot ruta
    Dette huset bakker haspen på
    Jeg tror jeg slipper det inn
    For nå blåser det på jorden
    Dagene trekker meg med
    Tar i fra meg hva jeg hadde
    Og evnen til å bedra meg selv
    Oooohhh
    Trikken trommer mennesker
    Inn og ut av byen
    Våte paraplyer danser gatelangs forbid
    En mor med sine voksne døtre
    Smiler, famler gjennom minner
    Det eneste de nå kan dele
    For nå blåser det på jorden
    Tiden presser seg på
    Før tok hun dagen som den kom
    Nå gripes den i det den er forbid
    Så er jeg atter ingens venn
    Og ingen syder lenger
    Ingen sorg og ingens glede, ingen sving
    Hvorfor skal min munn
    Ganske uten grunn
    (???)
    Så nå blåser det på jorden
    Du ser på meg
    Hva tenker jeg på
    Ute brenner regnet
    Og dit ut er det nå jeg går
    Så nå blåser det på jorden

    EM INGLÊS QUE TRADUZI:

    SO THE BLOWS ON EARTH

    A fly using his last strength
    Its remnants of a life
    On my left closed window
    The rain stands against ruta
    This house slopes latch on
    I think I drop it into
    For now it blows on earth
    Week draws me
    Taking in from me what I had
    And the ability to deceive myself
    oooohhh
    The tram drums people
    In and out of town
    Wet umbrellas dancing along the street beyond the stop
    A mother with her ​​adult daughters
    Smiles, groping through memories
    The only thing they can now share
    For now it blows on earth
    Time presses on
    Before she took the day as it came
    Now grasped it at it is beyond the stop
    So I turned the basis Friend
    And no longer seething
    No grief and nobody joy, no swing
    Why should my mouth
    Quite without reason
    ( ??? )
    So now it blows on earth
    You look at me
    What I think
    Ute burning rain
    And there out there now I go
    So now it blows on earth

    EM PORTUGUÊS:

    SO OS GOLPES NA TERRA

    Uma mosca utilizando suas últimas forças
    Seus restos de uma vida
    Em minha janela fechada à esquerda
    A chuva está contra ruta
    Esta casa de encostas trava
    Eu acho que eu deixá-lo cair
    Por enquanto ele sopra sobre a terra
    Semana me chama
    Levando-se em de mim o que eu tinha
    E a capacidade de me enganar
    Oooohhh
    O bonde tambores pessoas
    Dentro e fora da cidade
    Guarda-chuvas molhados dançando ao longo da rua para além da paragem
    A matriz com suas filhas adultas
    Smiles, tateando através de memórias
    A única coisa que eles podem agora partilhar
    Por enquanto ele sopra sobre a terra
    Tempo pressiona
    Antes que ela tirou o dia como ele veio
    Agora agarrou-o pelo que está para além da paragem
    Então eu virei o amigo base
    E já não fervendo
    Sem tristeza e alegria ninguém , nenhum balanço
    Por que minha boca
    Completamente sem razão
    ( ??? )
    Então agora ele sopra sobre a terra
    Você olha para mim
    O que eu penso
    Ute chuva ardente
    E há lá fora agora que eu vá
    Então agora ele sopra sobre a terra

    TIREI:
    http://louvanhille.free.fr/A-HA/LYRICSTSWINGOFTHINGS.html

  11. O caso da música “SÅ BLÅSER DET PÅ JORDEN”, traduzido como “Agora ele sopra sobre a terra” , este é o desempenho do A- ha virgem, a primeira música que eles já enviado à fita em setembro de 1982. Não é, no entanto , ao contrário de algumas fontes , a única canção -A ha registrados em norueguês. Em inglês seria o correto como: “Now It Blows On The Earth”. Tinham que gravar essa música como bônus no álbum “Csar in Steel”. Abraços.

  12. Puxa… É animador os contatos que tiveram com o produtor inicial da banda, Alan Tarney. Os grandes albuns e hits vieram exatamente desse trabalho em conjunto! Nunca compreendi os motivos para quererem trilhar por outros caminhos diferentes daqueles que fizeram a banda ser um sucesso. Gosto muito mesmo da banda, mas não a ponto de achar que é genial tudo o que eles fazem.

  13. Pingback: a-ha lançou nova canção nesta sexta-feira; ‘Cast In Steel’ sairá em setembro |·

  14. Pingback: Nova turnê do a-ha no Brasil | Arquivologo·

  15. é um sonho saber que a-ha passa por trovoadas e continuam firmes alegrando a todo os fãs ,fui no primeiro concerto deles em sp foi magnífico .eles são tudo na musica parabens a-ha voltem mesmo adores voceis sempre.

  16. Eu acho que estas bandas deveriam tentar mesmo novas músicas e se a juventude tiver mente aberta , talvez a qualidade musical da década de 80 pudesse voltar tb…..seria bom demais poder ouvir músicas de verdade novamente….pq já faz tempo….

  17. Que legal saber que tem muitos homens que curtem A-HA!!
    Feliz pelo retorno da banda com a voz maravilhosa e inconfundível de Morten Harket!!!

  18. Espetacular !
    Sou fâ ,junto com meu irmão gêmeo dessa Banda desde o seu inicio, busco sempre ter meus cd, e shows da Banda, a suas músicas e letras nos arrrepiam pelo impacto que nos trazem. Muito bom te lós de volta.

  19. Pingback: a-ha: Fim da Cast In Steel Tour | a-ha Bahia·

Deixe um comentário

