Morten Harket – Álbum lançado e Início de turnê

Os fãs europeus já tem a disposição o novo álbum do Morten. “Out of my Hands” foi lançado no dia 13 de abril nos seguintes países:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Sérvia, Suíça, Turquia e na Noruega.

Em sua terra natal, Morten recebeu duras críticas sobre o novo trabalho. O site a-haLive fez um apanhado dessas críticas:

Dagbladet:
(…) Mas, infelizmente, Out of my Hands acaba por ser uma adição preguiçosa e insubstancial a discografia solo de Harket em cinco álbuns. Seguro e sólido. Cativante às vezes, mas sem imaginação. E surpreendentemente previsível. “

Dagsavisen:
Eu tenho que admitir que ambos os Pet Shop Boys e Steve Osborne estão entre meus preferidos, junto com Kent também. Portanto, é triste que Out of my Hands não é caracterizado por boas canções e uma energia global criativa. (…) Em contraste com o a-ha, o ritmo é rápido e quase todas as músicas têm uma sensação de 1999. O que significa sintetizadores modulados e tambores ecoavam, mais um monte de acordes quebrados, projetados para a rádio. Compreensivelmente, como Osborne fez este som sua marca registrada, e usado com sucesso uma série de vezes. Mas, a fim de criar algo especial, alguns elementos ásperos deve ter sido adicionado. Algo para contrastar a produção muito agradável e limpo, e constantemente com a voz aguda de Morten Harket.

Adresseavisen:
Qualquer calor e sinceridade está faltando em Out Of My Hands. (…) Vocais sensíveis de Harket são quase abafada pelos arranjos de sintetizador. Por todos os meios;. Os arranjos são bons e a produção é impecável, mas é exatamente isso que torna tudo tão chato

Drammens Tidende:
Out Of My Hands é um álbum sem graça com um número de canções medíocres, e Harket decepciona, incluindo novas versões de dois hits bastante recentes. Como de costume, o seu desempenho vocal é muito bom, mas ele deve tentar uma abordagem diferente em seu próximo álbum se ele quer se distanciar do a-ha “.

VG :
Você poderia dizer que é um problema que a melhor música deste álbum é uma versão em Inglês do Kent de 10 anos atrás.”

Enquanto isso, hoje o álbum está sendo lançado nos seguintes países:

Bósnia, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Grécia, Hungria, Malásia, Polônia, República Tcheca, Romênia, Suécia e Ucrânia.

Amanhã e quarta-feira será a vez da Espanha e Finlândia.

Críticas norueguesas a parte, vamos observar as reações ao álbum nestes países no qual “Out Of My Hands” já se encontra disponível. A Alemanha, país no qual o a-ha possui um mercado fortíssimo, pode ser um bom parâmetro para avaliar a aceitação deste novo trabalho.

Fica a expectativa pelo lançamento na América do Sul, Rússia, França e Reino Unido.

16/04/2012 – Começa a nova turnê de Morten Harket!

Ficou com a Rússia a abertura da tour do Out Of My Hands.

16 de abril – Krasnoiarsk – Palace Of Sport – Rússia
18 de abril – Novosibirsk – Circus – Rússia
19 de abril – Tomsk – TBC – Rússia
22 de abril -Ekaterinburg – Concert Hall – Rússia
24 de abril -Moscoú – Crocus Hall – Rússia
25 de abril – Minsk – Palace of Sport – Belarus
26 de abril – St. Petersburg – Little Ice Palace – Rússia

A turnê solo de Morten está começando hoje, no Palácio dos Desportos em Krasnoyarsk, na Rússia.”Eu não viajei nestas áreas como artista solo antes, e eu não espero que o público esteja familiarizado com o meu próprio material. Mas eles vão me associar fortemente com o a-ha, então me sentirei natural para apresentar algum material do a-ha”, Morten diz ao VG.

“Algumas das canções são mais estranha de realizar do que outras. “Stay On These Roads” é uma escolha fácil, pois eu colaborei em uma parte tão grande em sua criação. Mas o que dizer “Hunting High and Low”? Paul escreveu ela em um estágio inicial, e para mim é tão claramente demonstrado o nosso calibre. Há histórias ligadas a ela, quando estávamos na criação de gravá-la, Magne veio com essa parte de piano muito bonito. Em seguida, ele esqueceu o que ele tinha jogado. Coisas como essa. Mesmo que as pessoas associam essa canção com a minha voz, eu não tenho certeza se vou realizá-lo vivo “, diz ele em um extenso artigo em Aftenposten.

“O mundo está preparado para Harket sem o a-ha em 2012? Nós não sabemos. Talvez tenhamos as probabilidades contra nós. Mas nós temos uma esperança “, gerente de Harald Wiik diz no mesmo artigo.

Morten Harket: Um novo ciclo com o lançamento de  “Out of my Hands”

4 Respostas para “Morten Harket – Álbum lançado e Início de turnê

  1. Eu não achei as criticas tão duras, claro, teve um ou dois que foram muito ásperos, mas algumas das criticas são verdadeiras, é que fã nunca vai gostar de ouvir criticas mas eu mesma já tinha comentado algumas das coisas que eles falaram, como que o CD está muito.. eletrônico, que a voz dele quase não se pode ouvir pelos sintetizadores. Alguns também falaram que os álbuns anteriores eram melhores, porém, tenho quase certeza absoluta que os fãs gostaram mais desse, porque? Tem um som mais popular, mais agradável ao que estamos acostumados a ouvir, para um músico, evidente que os anteriores são melhores, musicalmente, concordo, mas para um leigo, apenas se quer ouvir e curtir, sem saber se o arranjo é magnifico ou se ele alcança altas notas, é uma triste verdade. Talvez por isso eu sou fã do A-ha, por que eles são bons musicalmente.

    • Olá Mandy e Caroline!
      Creio que o Morten já esteja acostumado com críticas ao seu trabalho. Não ouvi o álbum ainda, então não posso emitir uma opinião a respeito. Algumas críticas falam sobre o fato dele ter regravado canções recentes, outras dizem dele ter gravado uma faixa antiga do Kent… A verdade simples e realista que talvez seja difícil para muitos noruegueses entenderem é que, Espen Lind, Kent e outros muito elogiados por lá são ilustres desconhecidos no resto do mundo, então, o Morten regravando uma canção nova ou antiga de artistas locais, será inédita para 90% ou mais dos seus fãs.
      Um outro fator que acho importante é que, possa ser que a ansiedade tenha influenciado no resultado final, mas acho válido a proposta dele de tentar um novo rumo. Se vai conseguir alcançar o objetivo, só o tempo dirá, mas o importante é que ele esteja em atividade.
      Abração!

      • Quando eu ouvi Scared of Heighs pensei o mesmo, ué, essa música é quase atual, mas no minuto seguinte vi que é como a Lady Gaga regravar ‘Ai se eu te pego’ (cruzes), a versão dela vai tocar no mundo todo, nós sabemos que a música é atual e de um carinha daqui, mas o resto do mundo só vai conhecer por causa dessa regravação. Mas acho que Morten tem conseguido o sucesso planejado, talvez mais do que ele esperava pelo fim tão recente do A-ha, os fãs tem dado muito apoio, ele é sortudo, acredito que se fosse um Show da Savoy talvez não fossem tantas pessoas (acho que eu não me deslocaria daqui pro Rio, como farei para ver o show em setembro, se fosse da Savoy).

  2. eu nao ligo pras críticas , gostei do cd, é um dos melhores se nao o melhor da carreira dele, me lembrou o a-ha em algumas musicas.Eu acho que a crítica é um verdadeiro puxa saco, eles elogiam um monte de lixo por ai quando os convem.

Deixe uma resposta

