20 anos do Rock in Rio 2

Ontem, o Twitter Oficial do a-ha lembrou que há 20 anos atrás o a-ha fazia história ao se apresentarem para uma platéia de 198.000 pessoas.
Um marco impressionante, se tratando de um evento pago.
Naquele período, o a-ha havia lançado o álbum East of the Sun West of the Moon, que já havia alcançado o disco de ouro e as músicas Crying in the rain e Early Morning  já despontavam nas rádios brasileiras como grandes sucessos (confirmados com o tempo).
A euforia em torno do a-ha era imensa, justificada pelo enorme sucesso de suas músicas e reforçada com a primeira passagem da banda, a famosa On Tour in Brazil 89, sucesso de público!
A extinta revista Bizz realizava anualmente a votação dos Melhores do Ano e desde o lançamento do Hunting High and Low o a-ha figurou entre os mais votados.
Em 89 os leitores escolheram o a-ha como o Melhor Show do ano. Em 88 eles já haviam assumido o posto de 2º lugar como a Melhor Banda internacional, ficando atrás do U2, que ano antes haviam lançado o consagrado The Joshua Tree e o aha vinha com o Stay on These Roads.
Vale lembrar que o Stay on These Roads no Brasil ficou por 7 meses em 1º lugar e quase todo o álbum teve suas músicas se revezando entre as mais pedidas. Stay on these roads, Touchy, The blood that moves the body, The living daylights, You are the one…
Pois bem, mediante todo esse sucesso, era de se esperar o a-ha como um dos Headlines do Festival. Mesmo com o cenário mundial da música passando pelo momento de transição, quando o “estilo anos 80” sumcubia perante o feroz apetite do Guns N´Roses, o a-ha contrariando os críticos, foi a maior atração do Festival.
Parabéns ao a-ha que tiveram mérito para merecerem essa grande marca, e parabéns aos fãs que prestigiaram e contribuíram para todo este sucesso.
Para quem desejar recordar esse momento, uma opção é acessar o site a-ha Bootlegs e fazer o download do dvd do show. A outra é ver no youtube.

34 Respostas para “20 anos do Rock in Rio 2

  1. O mais engraçado disso tudo e que na epoca o show do a-ha com 198.000 pessoas não foi tão festejado pela midia ( e agora também com a volta do festival no Brasil) A imprensa e o proprio dono da marca Rock in Rio não fez nota elogiando com o devido merito este feito do festival que foi provocado pelo a-ha (o sempre esquecido pela midia e lembrado pelos fans em todo mundo) Acho que depois disso na 1 edição e nas outras nunca ouve uma coisa tão grande assim. Que pena… Lamentavel!

    • Querida Dell, mas observe uma coisa. Enquanto o a-ha tem fãs como nós e como o Aloisio que mantém o site no ar, tem fãs do a-ha no Orkut que acham que o mérito é do Information Society. O mal do a-ha são fãs loucos. Da até raiva!

      • Eu vi esse absurdo na comunidade do a-ha. Não sei vcs, mas por essas e outras que eu deixei de acompanhar, as pessoas legais não conseguem ficar. O que eu noto é uma constante insinuação de fãs de outras bandas que acham espaço aberto para abrir “off topics”. Acho que a moderação deveria explicitar que ali só a-ha e só a-ha.

      • Olha pessoal, eu fiquei de certa forma triste a respeito disso e me manifestei. Lógico que fui colocado para escanteio, na certa por acharem que sou um “xiita marxista ultra-radical” e não ser aberto ao diálogo. Só que ali na verdade o diálogo deveria ser sobre os assuntos do a-ha e não excessos de comparações, fora que muitas informações são jogadas sem base e muitos que não vivenciaram aquilo aceitam essas informações como verdade e suprema e não é. Dizer que naquela noite 30, 40% dos presentes foram pelo Information Society ou Debbie Gibson é loucura, não condiz com a realidade. Os mais aguardados foram o a-ha e Guns n´roses e os números traduziram isso. Outro exemplo, na noite do Guns, o público em peso vibrou bastante com o show do Faith no More. Não vi fã nenhum do Guns dizer que 25% dos que foram ao show dizer algo nesse sentido, mas com o a-ha tudo é possível!
        Não sai da comunidade, as vezes dou alguma opinião, mas não tenho muito tempo disponível nem o interesse de mudar o pensamento de ninguém.

      • Eu acho que uma sugestão que daria, se fosse consultado, é que o pessoal cria-se uma Comunidade específica para música pop/rock internacional. Isso deixaria o campo livre para que estes que curtem algo do a-ha mas que são fãs de carteirinha de outros artistas, ficassem a vontade para abordagens diversas e deixa-se a comunidade exclusiva para a sua finalidade inicial. É só minha humilde opinião.

      • Que Information! Eu assisti pela TV na epoca a todos os shows que foram transmitidos e o A-HA colocou todo mundo no chinelo. Foi o melhor show o Rock in Rio. Não tenho duvida nenhuma a respeito deste assunto.
        E vou continuar a seu LOOOUUUUCCCAAAAA pelo a-ha.

        Bj
        Dell – Varginha – MG

      • Caro Alef, eu estive lá , eu sei o que foi o show do a-ha , foi simplesmente magnifico ! O show do Information foi bom , foi sim , parecia a maior discoteca ao ar livre ja feita…mas foi só pra aquecer todos pra o show da noite , o do a-ha …que recebeu elogios , inclusive da transmissão ao vivo da GLOBO , aliás esse foi o show escolhido para ser televisionado. As vezes me pergunto aonde foram parar os fãs do a-ha daquele noite…se eram tantos…mas fã que é fã não abandona , mostra está nesse blog do Aloisio …esse realmente e fã e todos que aqui participam igualmente são.

        Abraço a todos

        Rodrigo – Ribeirão Preto – SP

      • Rodrigo, obrigado pelo seu apoio. É bom saber que o espaço permite essa interação dos fãs. Abraço!

    • A simplicidade do a-ha e o brilho próprio incomodam. Veja por exemplo, Prince exigiu 200 toalhas brancas, outros artistas exigiram inúmeras futilidades e o a-ha? Solicitou apenas 1 ônibus para a condução até o show e retorno ao hotel. O a-ha brilhou pela música e não por baixarias, então, o a-ha não dava o IBOPE para os apreciadores das “estrelas” que gastavam tempo enorme divulgando que Axl jogava cadeira pela janela do hotel.
      O a-ha veio, com um estilo musical moderno para um festival de rock, e fez um show inesquecível.

  2. o a-ha sempre sera o melhor,nemhuma banda vai tirar deles,o sucesso,o brilho,nada por que eles sao os melhores,disso eu nao tenho duvida,quando ainda houver a-hafãs pelo Brasil e no mundo,o a-ha sempre sera o melhor grupo do mundo,o tempo pode passar e nao importa o que digam,o amooooor dos fãs pelo A-ha,nunca irá acabar,o nosso amor e carinho por eles é mais forte do que opinioes sem graça.Entao A-ha forever😀

  3. Aloisio, valeuzão cara! Se depender de você e de muitos outros o A-ha será “imortal”. Esse post deu até saudade do show cara.
    abraço

  4. DÁ VONTADE DE CHORAR AO VER ESSAS FOTOS DO ROCKIN RIO, NA EPOCA TINHA LÁ MEUS 14 ANOS DE IDADE E ASSISTI OS FLASH TRANSMITIDOS PELA REDE GLOBO. EM ALGUNS DVS ,PRINCIPALMENTE NO A-HA NA AMERICA DO SUL SE VÊ A LOUCURA DOS FÃS NESSE PERIODO. ACREDITO QUE QUALQUER COMENTÁRIO AO CONTRÁRIO É MERA INTRIGA DA OPOSIÇÃO!!!! A MINHA VONTADE ERA TANTA DE ASSISTIR UM SHOW DELES!!!! MAS FINALMENTE CONSEGUI EM RECIFE 18/03/2010 E AINDA ESTOU COM MINHA FOTO NA SELEÇÃO QUE VOCE FEZ ALOISIO, NÃO ME CANSO DE ASSISTIR. !!!!!!

    A-HABRAÇOS A TODOS FAMÍLIA A-HA BAHIA.

    • Olá Silvania!
      Sempre que uma pessoa me diz com esse entusiasmo da emoção de ter conseguido ir a um show do a-ha, fico feliz, porque sei que enquanto alguns poucos tiveram como escolher e até esnobar, milhares buscaram durante anos uma oportunidade de realizar esse sonho. Dia desses coloquei no Facebook o questionamento sobre o “ser o fã nº 1” e perguntava “como mensurar uma paixão”. As vezes, uma pessoa pode ter tido acesso milhões de vezes ao a-ha, mas isso não significa que ela tenha o mesmo amor pelo trabalho deles, como uma pessoa que está longíqua, mas que carregam o grupo em seu coração.
      Fico contente também que o vídeo tenha agradado aos fãs.
      Abração e obrigado!

  5. Não comento muito por aqui, devido a falta de tempo. Mas amei seus comentários e amo o site, cujo é tão simples e brilhante como o a-ha foi. Este show histórico foi e será, indiscutivelmente, o maior presente que uma banda poderia receber: 198.000 mil ouvintes ansiosos para ouvi-los. Ainda não sei se este recorde de público pago é o mais alto até hoje, porém eu considero que sim. A qualidade da gravação não foi como o da Pçª da Apoteose e eu reclamo, afinal, mal se consegue ver o público que fez os noruegueses estremecerem. Lauren deveria ter filmado tudo aquilo. Ponto pro Rodrigo que conseguiu presenciar esta exclusividade e ele nem precisaria deixar claro o quão o a-ha levou a melhor. Aloísio, adorei a sua comparação do Gun’s Roses com o a-ha, soou coerente. Eu sou uma daquelas que consegui assistir à apenas uma apresentação da banda no Brasil ,pois tenho apenas dezoito anos de vida. E eu afirmo: quantidade não é qualidade. A emoção foi o única, o prazer imenso e se eu pudesse, claro que eu teria percorrido toda a turnê, mas isso não é do meu bico, não tenho condições financeiras. Eu comentei a sua indagação no Facebook, vc abordou um assunto de um interesse amplo para todos nós fãs🙂

    • Pois é Camila, não da para mensurar uma paixão, um sentimento, isso é uma coisa que não temos como explicar, não é mesmo?
      E obrigado pelos comentários, fico feliz com a recepção positiva sobre um momento tão marcante da banda e saiba que esse feedback de vocês é imprescidível.
      Obrigado!!!

  6. O trio a-ha e muito show! Eu tenho 16 e mesmo q eu nao tenha vivido a epoca deles ,na boa eu amo de paixao eles !sem a menor duvida eles sempre serao o melhor banda q ja se apresentou no rock in rio! Ps: esse site e muito massa parabéns! A-Ah e feliz ano novo a todos!

Deixe uma resposta

